Nesse final de semana que passou, fui para a praia e nas minhas reflexões diárias pude notar as coisas inexplicáveis que na praia existem. Vim refletindo na viagem de volta e percebi as várias relíquias que o litoral gaúcho nos reserva. ( Ao me referir a "praia", estou me referindo ao nosso litoral. A denominação para os outros lugares é algo maior, como "Cidade Maravilhosa", "Ilha de Fernão de Noronha", etc.)
Fiquei na casa da praia da família da minha namorada, já havia ficado lá antes e já tinha percebido que era um lugar calmo. Um tranquilidade exagerada que faz com que a brisa que vem do mar nos inspire para esses pensamentos "malucos". De fato, no sábado a tarde, fomos visitar um casal amigo nosso que estava em uma praia a apenas alguns quilômetros da nossa. Ficamos a tarde com eles lá e tivemos a oportunidade de desfrutar do Buffet de Sorvete, que eu só vejo na praia, e também daqueles fliperamas com jogos muito antigos.
Jogamos o famoso jogo do "carrinho" no qual se tem a direção, o acelerador, o freio, o câmbio e uma tela com um gráfico dos anos oitenta. Depois, decidimos apenas observar a estrutura do lugar. Poderia dizer que esse é a primeira relíquia da praia. A segunda, acho que é o buffet de sorvete, em Porto Alegre pode ser que exista, porém, é uma coisa muita rara...
Mas acho que não existe coisa mais rara que nem o Crepe, ele é, sem dúvida, uma obra de arte da praia. Eu só consigo comer crepe no litoral; se você conhece um lugar que tenha crepe em Porto Alegre, por favor, me informe. Além do Crepe, existe o milho, não há coisa melhor do que comer um milho de praia com bastante sal e margarina. Esse é o tipo de coisa que não se vê no calor infernal da capital, muito menos no frio...
Concluindo, acho que, embora, nós tenhamos um mar não muito favorável, nós precisamos agradecer a Deus por termos essas relíquias no nosso litoral.
Se eu acho estranho algumas coisas da praia, imagina aquelas pessoas que moram na praia e veem visitar a Capital. De fato, acho que o nosso litoral parou no tempo em algumas coisas e eu acho isso muito "tri", que nem dizemos aqui no sul.
Me esqueci de mencionar os esportes da praia, que são: Taco, Frescobol, caminhadas noturnas pela praia, pescaria, entre outros.
Concluo esse post com uma reflexão: Devemos valorizar aquilo que temos, isto é, não dê bola para o nosso mar e sim para aquilo que o litoral nos oferece. Contudo, não deixe de visitar, pelo menos uma vez, as praias lá de cima.
Nota: Ao me referir a Crepe, estou querendo dizer aqueles que são feitos na prensa e que se coloca o palitinho... E ao buffet de sorvete, me refiro a qualquer um que tiver na praia, não ao do Troppo Buono.
Nenhum comentário:
Postar um comentário