sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

HOJE É UM DIA DECISIVO NA VIDA DE MUITAS PESSOAS...

Hoje sai o listão do vestibular da UFRGS. Cá estava eu pensando sobre o que se deve  passar na mente dessas pessoas que esperam tão ansiosamente por esse momento. Será que elas ficarão felizes ou ficarão tristes? Acho que esse é um dos momentos de maior tensão na vida de uma pessoa, pois, na maioria dos casos, essa pessoa batalha e estuda um ano inteiro para conseguir uma vaga na Universidade. 
De fato, fazer o vestibular e ter que esperar deve ser Foda, desculpe a expressão. Mas para aqueles que conseguem e têm fé acho que é válido o esforço. Afinal, a vida é feita de obstáculos e desafios e, sem dúvida, a vida profissional define o futuro do ser humano. Ter um ingresso para alcançar essa vida profissional, numa das melhores Universidades do Brasil, sem nenhum custo mensal é uma oportunidade única na qual somente alguns conseguem. É isso que torna a vida de um vestibulando tão tensa(...) 
Nesse ano, irei começar a desfrutar dessa vida. Estando no terceiro ano, não consigo me imaginar estudando num cursinho pré-vestibular e ficando 10 horas em casa decorando fórmulas, para no final fazer o vestibular. Na minha concepção isso está muito longe, que pena que não.
Me lembro do dia que o meu irmão mais velho olhou o listão dá UFRGS, em 2007 se eu não me engano. Ele estava nervoso, afinal, tinha passado um ano estudando e não sabia se tinha ido bem no vestibular. Ao terminar de tomar café ele subiu para ver o listão, procurou o seu nome e achou, naquele momento eu vi um elefante saindo das costas dele.
Estou me preparando para esse momento. Talvez eu me preocupe muito mais com o vestibular, já nesse ano, do que algumas pessoas que simplesmente fazem e vão mal. Não pretendo passar esse ano, não vejo a possibilidade disso, mas vejo a necessidade de ter uma experiência que me ajudará nos próximos. 
Muitas pessoas acabam o ensino médio e ficam felizes e deslumbradas, pois não terão mais aulas e agora se tornarão "adultas". Não acho errado essa felicidade, mas é muito mais difícil ficar sem a escola e estudar para o vestibular. 
Definiria uma palavra que acho decisiva na vida de um vestibulando: autonomia. Ser autônomo é a chave para uma pessoa se dar bem em vários momentos da vida. A determinação vem junto com a autonomia e a falta disso faz com que aumente os números de reprovados todos os anos no vestibular.




"Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida." Sócrates



Nenhum comentário:

Postar um comentário