Terminei de ler hoje, o primeiro livro da Trilogia Milenium, escrita pelo escritor sueco Stieg Larrison. Essa trilogia foi lançada há alguns anos, mas me chamou a atenção agora, pois será lançado uma versão cinematográfica americanizada da história feita pelo diretor David Fincher. (Já existia uma versão cinematográfica sueca, lançada em 2009,pelo que vi, recebeu boas críticas.)
Mas falando do livro, é sem dúvida um jogo viciante que envolve o leitor. O título brasileiro é: "Os homens que não amavam as mulheres", que é o mais semelhante ao sueco. Já o título estadunidense é: "The Girl With the Dragon Tattoo", traduzindo: A garota com a tatuagem do Dragão, esse título se refere a uma das personagens da história, Lisbeth Salander, que possui essa tatuagem e que ao longo da história aparece cada vez mais. ( A narrativa possui uma riqueza na história que acaba sendo algo que não desanima o leitor, o livro contém 522 páginas que passam "voando")
O Jornalista Mikael Blomkvist é acusado de difamação após publicar um artigo sobre um grande empresário Hans-Erik Wennerström e terá que cumprir três meses de prisão por esse processo. Com isso, ele recebe uma proposta de Henrik Vanger, CEO aposentado da Corporação Vanger, sem saber que Vanger deu entrada em sua história pessoal e profissional, cuja, a investigação das circunstâncias de Mikael foi realizada por Lisbeth Salander , uma jovem incomum que trabalha como agente de vigilância na Milton Segurança. No acordo com Henrik, Mikael é prometido a uma recompensa financeira considerável e provas sólidas contra Wennerström, em troca teria que escrever a história da família Vanger. Henrik acredita que sua sobrinha, Harriet, foi assassinada por um membro da família há 36 anos, e passou os anos seguintes investigando o caso obsessivamente, mas não obteve sucesso. Harriet desapareceu quando quase todos os membros da família estavam presentes na ilha, devido a uma reunião. Mas, após um acidente de carro, a ilha de Hedeby ficou efetivamente sem nenhum acesso, criando um grande suspense sobre o desaparecimento de Harriet. A outra função de Mikael, além de escrever a crônica, seria investigar esse caso que ocorreu a quase 40 anos...
Recomendo é claro, o livro. Contudo não vou deixar de ver essa incrível história no cinema. Só existe um problema com esse escritor, ele consegue cativar o leitor e o faz querer continuar essa Trilogia. A mim, pelo menos, conseguiu isso.
NOTA: A versão americanizada do filme estará nas salas de cinema amanhã, dia 27, não vou perder... Mas se você quer ler a história, recomento que espere um pouco pelo filme. O filme tem como ator conhecido Daniel Craig, que interpreta Mikael Blomkvist.
Nenhum comentário:
Postar um comentário