"No Império Romano, a astrologia introduziu no uso popular a septimana, isto é, as 7 manhãs, de origem babilônica. Inicialmente os nomes dos deuses orientais foram substituídos por equivalentes latinos. No cristianismo, o dia do Sol, solis dies, foi substituído por dominica, dia do Senhor; e o saturnine die, dia de Saturno, por sabbatum, derivado do hebraico shabbath, dia de descanso, consagrado pelo velho testamento. Os outros dias eram dedicados a: Lua, segunda-feira, Marte ; terça-feira; Mercúrio, quarta-feira; Júpiter, quinta-feira; e Vênus, sexta-feira. O termo feira surgiu em português porquê na semana da páscoa, todos os dias eram feriados, férias ou feiras e os mercados funcionavam ao ar livre."
Ali no parágrafo que copiei de um site, diz que o termo "feira" foi utilizado para a língua portuguesa por que na semana da páscoa era feriado, ou seja, continuaram usando o termo mesmo não sendo feriado todo dia. Outra coisa que acho interessante é saber o porquê que as pessoas gostam tanto de sexta-feira. A explicação que eu achei é que sexta-feira era dedicada a Vênus que além de ser um planeta é também outro nome para "Afrodite", a deusa do amor. Na sexta-feira as pessoas querem sair, querem amar e querem esquecer "Marte" que é segunda-feira. E por isso vivemos em função do final de semana. Convenceu?
Tá, eu sei que não foi nem um pouco razoável o que acabei de falar... Mas enfim, só queria falar alguma coisa sobre o final de semana. Final de semana esse que promete, que tem Gre-nal, que tem diversão e que passa voando!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário